21 de nov. de 2014

Entrevista com Lucas Escouto sobre o 8º Madrugadão

Lucas Escouto, Marketing e Comunicação da SAP
Nos dias 7 e 8 de novembro ocorreu o 8º Madrugadão Feevale. A empresa cliente dessa edição foi a SAP, líder em software empresarial e serviços relacionados a software. A equipe do Madrugadão entrevistou Lucas Escouto, que trabalha no Marketing da Comunicação da SAP e foi um dos representantes da empresa no evento. Escouto falou sobre a equipe campeã do Madrugadão e também destacou outros projetos da empresa. Confira:

Porque a ideia apresentada pela Equipe Gremlins, campeã do 8º Madrugadão, foi à escolhida por você e o Daniel Duarte representantes da SAP na competição?
A principal razão foi uma coisa que a gente considerou muito importante, que foi conseguir trazer um conceito legal, trazer uma ideia por trás do trabalho deles e também nos entregar as formas de executar aquilo. Uma coisa que a gente achou muito importante foi trazer um conceito legal, uma ideia por trás do trabalho e também apresentar uma forma de apresentar aquilo. E algumas outras equipes, tivemos a sensação de que ficaram muito presas a um conceito, mas não nos mostraram como aplicar esse conceito na prática, enquanto outras nos trouxeram algumas ideias, mas que não tinham nenhum conceito, uma estrutura sólida por trás. Essa foi a principal razão, mas levamos em conta outros elementos como a apresentação. A forma como eles conduziram a apresentação, mas principalmente a união que eles conseguiram fazer entre uma ideia, um conceito, e a execução.
O que diferenciou a Equipe Gremlins, das outras três equipes do “Top 4”, que vocês consideraram as melhores ideias do Madrugadão?
Aí é uma resposta um pouco mais difícil. Dentre as 20 equipes, tiveram 4 que se destacaram mas tínhamos que escolher uma. As outras chegaram muito perto e, dentre essas 4, teve uma que não cabe agora entrar em detalhes, que acertou muito com o que a gente gostaria de ver na execução, mas faltava um conceito forte por trás. Quando chegamos neste ponto, infelizmente tivemos que escolher. Foram alguns detalhes, coisas pequenas, mas que nos levaram a escolher a vencedora. Dentre essas 4, a Gremlins foi a que teve a melhor apresentação, e foi esses detalhes pequenos que nos levaram a escolha. No grupo de 4 que falamos, todas estavam muito perto e poderiam ter vencido.
Qual foi a experiência para vocês da SAP em participar do 8º Madrugadão como cliente?
Foi muito legal. Esse foi um projeto que nasceu de um contato meu com a Feevale, eu já participei do Madrugadão como estudante no passado. Então, nasceu comigo, mas obviamente teve o envolvimento de muitas outras pessoas aqui de dentro. Todo mundo ficou muito feliz, muito contente, muito empolgado com a participação naquela noite, porque é um estilo de evento que foge um pouco da maior parte dos eventos que a gente se envolve com universidades. Não tem um foco em estudantes de tecnologia, mas de comunicação como foi o Madrugadão.
A SAP investe em patrocínio na camisa do clube de futebol alemão Hoffenheim. Existe algum projeto da empresa de vocês para entrar no esporte do Brasil, através de patrocínios também, para divulgar a marca?
No caso do Hoffenheim, dizer que a SAP patrocina é muito pouco. Porque o Hoffenheim é um dos primeiros trabalhos de parceria que a SAP tem no Mundo do Futebol. O que quer dizer que o Hoffenheim e a SAP não é apenas uma coisa de exposição de marca. Foi trabalhado, SAP e Hoffenheim, para desenvolver uma solução para a melhora de performance dos jogadores, de gestão financeira dos clubes e uma série de outras coisas. Hoje, o Hoffenheim e a SAP, podemos brincar que é uma coisa só. O clube é umas entidades do esporte, a gente trabalha com outras áreas do esporte, mas é uma das entidades do mundo esportivo que a SAP tem a conexão mais sólida. O Hoffenheim tem um histórico de sucesso muito legal, participavam do que equivale a “Série C” da Liga da Alemanha, em 10 anos desde que começou o trabalho desde a gestão do clube até a performance do jogadores, junto com SAP, o clube tem um desempenho totalmente diferente. Atualmente participam da “Série A” do Campeonato Alemão e sempre está disputando entre os dez melhores, clube teve um crescimento muito rápido nesses 10 anos. No Brasil, já está sendo feita algumas ações, todas em fase inicial. O nosso primeiro contrato na área do esporte, na América Latina, foi com Grêmio, ainda esse ano. O clube comprou algumas tecnologias semelhantes, inclusive algumas iguais às utilizadas pela Seleção de Futebol da Alemanha. E agora estão sendo desenvolvidas plataformas especificas para as necessidades do Grêmio. Com certeza existe interesse da SAP entrar no mercado de esporte brasileiro e obter sucesso. 

Entrevista: Rafael da Roza
Texto: Ubiratan Júnior


9 de nov. de 2014

Vencedores do 8º Madrugadão Feevale


Campeão: Gremlins - Unifra e Unipampa



Menção Honrosa: Back to Home - Feevale


Melhor Atendimento: Aline Rosa, Back To Home - Feevale

Melhor Redator: Ariel Ferraz, Back to Home - Feevale

Melhor Planejamento: Brenda Fernandes, Curinga - Uniriter, ESPM e PUC

Melhor Diretor de Arte: Natália Bernardes, Jota Pegue - Feevale

8 de nov. de 2014

Monitores são peças fundamentais no 8º Madrugadão Feevale


As equipes participantes do 8° Madrugadão Feevale contam com o apoio de monitores, cada equipe possui o seu. Os monitores são acadêmicos de diversos cursos da Universidade Feevale, que estão prestando assessoria e quando necessário ajudando e as equipes que estão competindo pela melhor campanha dessa edição do evento.  Os acompanhantes, assim como as equipes concorrentes do evento, estão acordados durante toda a madrugada.
Ubiratan Júnior/Feevale
Guilherme Marques,
monitor da equipe
Rita Runaways.
“Eu estou gostando muito, uma experiência nova. É o meu primeiro Madrugadão e estou de monitor, eu curto os bastidores e ficar por dentro de tudo e penso no próximo ano entrar com uma equipe na competição”, revelou o acadêmico do 5° semestre de Publicidade e Propaganda, Guilherme Marques que está monitorando a equipe Rita Runaways. Marques também contou que para se distrair na madrugada trouxe seu notebook para desenvolver projetos pessoais e que a madrugada está bem tranquila, que basta apenas caminhar um pouco para relaxar e tudo fica bem. 
Ubiratan Júnior/Feevale
Larissa Ierque, monitora
da equipe Jota Pegue.
“Está sendo bem interessante, é a primeira vez que participo do Madrugadão. No ano passado eu iria participar, mas tive um imprevisto. Então me programei para participar esse ano através da monitoria. Para fugir do sono é ficar ligada, dar uma volta e beber energético.Está sendo bem bacana, experiências novas e bem diferentes”, destacou a estudante de Jornalismo e monitora da equipe Jota Pegue, Larissa Ierque, que também revelou que pretende competir com alguma equipe no próximo ano. Larissa ainda contou que está torcendo pela vitória da equipe que está acompanhando no evento. 

Ubiratan Júnior?Feevale
Cleiton Pires, monitor
da equipe Gremlins.
A experiência está sendo muito boa e superando as minhas expectativas. Em certos momentos estou ajudando bastante eles, até em questão de ideias quando eles estavam com dúvidas e então solicitaram a minha opinião. Estou fazendo o melhor possível para que a equipe que estou monitorando tenha um bom resultado no final da madrugada” contou o acadêmico de Relações Públicas que está de monitor da equipe Gremlins, Cleiton Pires, que ainda destacou que está gostando dessa edição da competição, que em sua opinião, o briefing fugiu do formato de anos anteriores, que era focado na campanha, e nessa edição está direcionada a imagem da empresa, o que envolve muito planejamento, que está dentro da área do curso que estuda. Pires admitiu que planeja participar de uma equipe na próxima edição. O monitor também enfatizou que foi bem acolhido pela equipe participante do Madrugadão e que falou que dormir durante a noite não é boa ideia, considerando que o cansaço pode aumentar.  
Marjorie Helmich, monitora da
equipe Sons Of A Pit.
“A monitoria está sendo bacana, estou ajudando bastante o pessoal. Todas as dúvidas deles tento responder e se não sei, vou atrás da informação para ajudá-los. É a minha primeira participação no evento. O sono bate nessa hora, mas caminho para ‘esticar as pernas’e bebo Red Bull”, confessa a monitora da equipe Sons Of A Pit, Marjorie Helmich, que é estudante de Relações Públicas. Marjorie contou que optou por não opinar durante o trabalho da equipe na qual está monitorando para não causar nenhum tipo de discussão ou dúvida na equipe e ainda destacou que está na torcida para que a equipe tenha um bom desempenho na competição. 

Até o final da competição os monitores terão muitas responsabilidades, entre elas a missão de entregar os projetos prontos à organização do evento, para que sejam avaliados. O Madrugadão além de servir de aprendizado para as equipes participantes, também serve de experiência e motivação para os acadêmicos que são voluntários no evento, para que nas próximas edições voltem como membros de uma equipe concorrente do Madrugadão Feevale. 

          Ubiratan Júnior, acadêmico do 1° semestre de Jornalismo da Universidade Feevale.

SAP é a empresa cliente do 8° Madrugadão Feevale


Ubiratan Júnior/FEEVALE
Representantes da Empresa SAP: cliente do 8º Madrugadão Feevale




O 8° Madrugadão Feevale é um concurso destinado aos acadêmicos dos cursos de Comunicação Social e áreas afins. As equipes formadas pelos estudantes devem desenvolver uma campanha publicitária para um cliente real, que no final da competição elegerá o projeto vencedor.
O cliente da edição desse ano do evento é a Empresa SAP, líder mundial em software empresarial e serviços relacionados a software. A empresa está há mais 40 anos no mercado e presente em mais de 130 países, com sua sede matriz em Wallford, na Alemanha. No Brasil, o empreendimento está presente há 19 anos, desenvolvendo soluções para simplificar os processos das empresas. 
Ubiratan Júnior/Feevale
Lucas Escolto, Marketing e
Comunicação da SAP
“Fizemos um briefing bastante desafiador para os estudantes, que é uma forma de buscar uma forma de tornar a SAP, uma marca muito conhecida no mercado de negócios, mas não para as pessoas de modo geral, como eles poderiam produzir isso. Então a expectativa é que eles tragam ideias que sejam legais e que eventualmente a gente possa realizar e que auxiliem esse objetivo da marca que é se tornar uma empresa conhecida para as pessoas de modo geral”, explica Lucas Escouto representante da SAP no evento e atuante na área do Marketing de Comunicação da empresa.
Daniel Duarte, Arte e Ivovação
da América Latina da SAP
“Estar envolvido em um evento como esse é importante, porque é daqui que sai as grandes ideias inovadoras. Esse público jovem que tem todo um perfil diferente, pensa ‘fora da caixa’e trabalha sem limites”, destaca Daniel Duarte, responsável pela Arte e Inovação da SAP na América Látina. 
Os representantes da empresa cliente do 8° Madrugadão contaram que na abertura do evento já sentiram a animação das equipes participantes, que foi contagiante e isso fez com que a apresentação do briefing fosse mais animada e não tão formal quanto em outras apresentações que eles já realizaram em outros eventos.  
Escouto e Duarte ainda destacaram que a empresa SAP tem em sua filosofia o envolvimento com o público jovem através de parcerias com universidades. E também revelaram que uma das estratégias para se manterem acordados durante a madrugada, foi uma aposta de resistência do sono entre eles.


Ubiratan Júnior, Acadêmico do 1° semestre de Jornalismo da Universidade Feevale.

Juradas do 5° Mídia Experience falam sobre a competição


Ubiratan Júnior/Feevale
Juradas do 5º Mídia Experience da Universidade Feevale.


Karine Ruy, Assessora de Marketing
e Comunicação
O 5° Mídia Experience reúne acadêmicos de Jornalismo e Relações Públicas que tem como objetivo realizar a cobertura jornalística e assessoria de imprensa das equipes participante 8° Madrugadão Feevale. A edição da competição desse ano conta com três equipes concorrendo ao troféu de campeã.
As equipes participantes só podem realizar cobertura e assessoria de imprensa das equipes de suas instituições ou em casos específicos de equipes mistas. “Só pelo o que vimos no auditório (abertura da competição), espero que tenham bastante criatividade. No mínimo, por toda a festa que os estudantes fizeram dá pra ver gostam de fazer alguma coisa diferente, sair do comum, acho que essa é a expectativa” comentou Karine Ruy, Jornalista especialista em Estudo de Jornalismo e Mídias pela UFSC, Mestre em Comunicação Social pela PUCRS e doutoranda no mesmo programa, com atuação em jornal impresso, assessoria de imprensa.  

Karina Fenstereife, Analista de
Comunicação Corporativa do
Grupo RBS. 
“Eu acho que é importante que eles mostrem que sabem fazer uma assessoria de imprensa, mas que ao mesmo tempo, fazendo com que seja uma função interessante. Então, de alguma forma, se eles estivessem no mercado, como eles estariam atraindo a atenção da imprensa, de fato. Se estivessem trabalhando por uma empresa, o que faria com que eles fossem bons profissionais”, enfatizou Karina Fensterseife, mestre em Relações Públicas pela Quinnipiac University, dos Estados Unidos, e atualmente é Analista de Comunicação Corporativa no Grupo RBS. 

As juradas destacaram que os jovens participantes da competição estão animados e que esperam que as equipes apresentem algo novo, que as pessoas ainda não estão acostumadas a ver, um olhar diferente das práticas de comunicação.  

        
                 

          Ubiratan Júnior, Acadêmico do 1º semestre de Jornalismo da Universidade Feevale.

Qi Temaki no 8º Madrugadão Feevale


Reportagem: Eduarda Neves
Imagens: Gian Couto

7 de nov. de 2014

Qi Temaki entrega Barco de Sushi para Padrinhos



Os padrinhos das equipes do 8º Madrugadão Feevale têm em sua sala um Barco de Sushi do Qi Temaki.

Equipe do Qi Temaki e o Barco de Sushi
Foto: Rafael da Roza



Segundo o sushiman Kazu, o prato serve 40 pessoas e leva mais de 2 horas para ser preparado, desde o pré-preparo até a finalização e enfeite do Barco.

A equipe da TV Madrugadão conversou Kazu e você confere logo mais a entrevista.


A repórter Eduarda Neves conversou com o Suhiman Kazu
Foto: Rafael da Roza




Banda Antônio Reck e Os Bolover's presente no Madrugadão



Iniciando as atividades do 3º Art Show, no 8º Madrugadão Feevale, a banda Antônio Reck e Os Bolover’s estará animando a galera com seu rock psicodélico. O show acontecerá às 19h, na entrada no prédio azul, no Campus II da Universidade Feevale.


O líder da banda, Antônio Reck ressaltou a importância de tocar no evento, “a expectativa é muito grande, ficamos muito felizes com o convite, pois o Madrugadão é um baita evento. Já tocamos em outros lugares, mas tocar aqui vai se diferente. Hoje é meu aniversário, o que engrandece ainda mais o nosso show”.

Além de Antônio Reck, a banda é composta por Lucas Mick (baixo), Rômulo Michaelsen (bateria), Marlon Saul (guitarra e voz) e Jeronimo Bueno (teclado). 


Criada neste ano, Antônio Reck e Os Bolover’s já lançaram dois cd’s e contam com participações em programas de TV e festivais de músicas espalhados pelo Brasil. 

 “Conquistamos um público fiel neste um ano de estrada tocando músicas autorais, o que valoriza mais ainda o nosso trabalho”, concluiu Antônio Reck. 

Localize Sua Sala


Lembrando que todas estão localizadas no Prédio AZUL
GALOS DO CAMBALACHO
201
BRAIN DOTADOS
208
POWERS
301
JOTA PEGUE
401
BIG BRAIN
202
GREMLINS
403
RITA RUNAWAYS
406
SOBRINHOS
407
RIDERS ON THE BRAINSTORM
408
BACK TO HOME
207


DE BRÍFE ZON DETÊIBOL
206
CURINGA
308
POLLOS HERMANOS
402
VISIONÁRIOS
104
CRAZY IDEAS
302
ÁSTER
310
MADRUGADORES
303
SONS OF A PIT
309
OLIVETTIS
203
SALAMALEICO
103

6 de nov. de 2014

Líderes 8º Madrugadão - Parte 4 de 4


Tháfila Rodrigues
Líder da Equipe Pollos Hermanos

POLLOS HERMANOSJá é tradição na Agência Experimental de Comunicação da UCS montarmos um time para competir. Todos aqui têm grandes expectativas em relação ao evento, não podemos deixar de fora do calendário da equipe! A minha expectativa é poder vivenciar uma experiência afudê com a equipe Pollos Hermanos! Esperamos uma madrugada agitada e uma manhã premiada.








Scheila Ferreira
Líder da Equipe Crazy Ideas



CRAZY IDEAS
Inscrevi minha equipe porque na Univates tem um evento parecido, que é o Corujão Univates. E como esse ano a minha equipe ganhou o Corujão, fomos meio que intimados pelo coordenador do curso a participar do Madrugadão. Outro motivo pelo qual inscrevi a equipe é que, tanto nos Corujões, como no Madrugadão se adquire muita experiência.









Mariane de Souza
Líder da Equipe Powers


POWERS

Nossa equipe foi formada no ano passado, onde a maioria dos integrantes estava participando pela primeira vez. Ficamos tão satisfeitos com nossa participação no evento que decidimos repetir a equipe e essa experiência toda. O madrugadão é uma ótima oportunidade para reunir os amigos e praticar de forma saudável uma competição cercada de tudo que mais gostamos na publicidade. Neste ano esperamos que o madrugadão seja ainda mais surpreendente e que possamos nos divertir muito, aprender e quem sabe de quebra levar algum prêmio pra casa.




SOBRINHOS 
A equipe Sobrinhos foi montada ano passado mesmo, tínhamos até outro nome, acabamos perdendo o prazo de inscrição da última edição do evento e desde lá vivemos na expectativa. Ficou um gostinho de 'aaah, queríamos ter participado. Este ano não bobeamos. Muito antes de abrir as inscrições já tínhamos o grupo praticamente fechado. A maioria dos integrantes de nossa equipe é ou já foi colega de faculdade e temos um relacionamento muito estreito, acredito que isso pode ser determinante em uma corrida contra o tempo. Quando decidimos participar, éramos quatro pessoas e então fomos recrutando os outros integrantes baseando-se na amizade obviamente e também nas habilidades distintas de cada um, como por exemplo: diretores de arte, redatores, planejadores, ilustradores, relações públicas e assim fechamos com 10 pessoas. Diante de toda essa pré organização nossa expectativa só aumentou, estamos muito pilhados, todos! Com certeza serão oito horas de muito sangue no olho! Quando olho pras pessoas que tenho na equipe sinto segurança! Sei que cada um de nós dará o seu melhor com certeza! Estamos chegando 8° Madrugadão Feevale!


Equipe De Brife Zon Detêibol





Observação 1: O líder da equipe Sobrinhos não enviou foto para a postagem.


Observação 2: A equipes De Brife Zon Detêibol não teve depoimento publicado porque o mesmo não foi enviado.


É amanhã, gente. Boa sorte a todas as equipes! E lembrem-se: "Com grandes ideias vêm grandes responsabilidades."

4 de nov. de 2014

Líderes 8º Madrugadão - Parte 3 de 4



Eduarda Lazaretti
Líder da Equipe Salamaleico

SALAMALEICO
Nossa equipe foi sendo formada aos poucos, literalmente aos poucos, digamos que ela ainda estava em formação até um dia antes do encerramento das inscrições... Nosso intuito não é apenas adquirir experiência, mas também aproximar estudantes de cursos semelhantes. Talvez seja um pouco mais complicado por sermos uma equipe nova e por conhecermos poucos uns aos outros, mas gostamos de desafio e estamos aí para isso. Queremos aprender, transformar, criar... E o que a gente espera, além de uma competição saudável e amigável? Ganhar, claro!!!







Taís Osório
Líder da Equipe Olivettis



OLIVETTIS
A idéia de participar do evento veio pela existência da vontade, isto é, somos uma equipe formada por gente nova, na maioria acadêmicos dos semestres iniciais, gente determinada a fazer e com “fome” de vivenciar a profissão aliada a incentivos de colegas que já haviam participado do evento. Desta forma, nossa expectativa se constrói na crença de que podemos medir nossos esforços, compartilhar e aprender com este desafio.






Ana Carolina Pedroso
Líder da Equipe Brain Dotados

BRAIN DOTADOS
A equipe Brain Dotados vai ao encontro da coruja com muita gana de aprender. Esperamos ter êxito no que nos for solicitado e fazer jus ao nosso nome. Dotados. Dotados de inquietude, somos todos filhos da UniRitter. Dotados de vontade. De vencer, de superar os nossos limites e de adquirir conhecimento. Tudo na vida é experiência. E o Madrugadão Feevale não foge da lista. Esperamos e sabemos que o concurso contribuirá para a nossa bagagem de universitários. Universitários que buscam, que querem e que fazem. Somos universitários dotados. De ideias, de oportunidades e de alma, em tudo o que fazemos. Aguarde os galos, coruja! Um beijo e um abraço, dotados de ansiedade.









Jonas Soares
Líder da Equipe Curinga





CURINGA
Inscrevi a Equipe Curinga para todos os membros compartilharem um momento de criatividade, colaboração e dedicação entre si. Quase todos os integrantes já participaram de pelo menos uma vez do evento, facilitando a criação da campanha que será proposta. Além disso, a maioria já está no mercado de trabalho, um fator determinante para obtermos a conquista da competição. A minha expectativa é óbvia: quero que a equipe Curinga seja a grande vencedora, com uma campanha bonita e extremamente criativa.









Alexandra Rohde
Líder da Equipe Áster
ÁSTER

Inscrevi a minha equipe, pois de forma mútua, todos os integrantes sempre tiveram uma grande vontade em participar da competição e, além disso, acredito no potencial de cada um, sei que juntos, uniremos forças para vencer essa batalha! E, se não vencermos, sei que renderá muitas risadas e uma big bagagem para as nossas vidas, tanto profissional, quanto pessoal. De forma geral espero que possamos exercer nossos conhecimentos, aprender e ganhar experiência. Acho que a Feevale conseguiu encontrar uma maneira bem interessante de unir a paixão pelo que se faz com a vivência e experimentação de novas situações, de forma divertida revertida ao conhecimento, unindo a teoria na prática. Adoro a ideia de sermos instigados a aplicar os nossos conhecimentos, unidos a nossa criatividade afim de alcançar os objetivos propostos de uma forma dinâmica e competitiva (sempre “saudável”), a qual propõe que exerçamos ainda mais o nosso melhor, afinal, quem não quer vencer!? Se estamos na chuva é para nos molharmos, então que venha um temporal. 




Monitores das equipes foram divulgados

Os monitores para as 20 equipes do 8º Madrugadão já foram sorteados. Procurem seus contatos pelo facebook, agendem seus horários de chegada e conheçam quem vai ajudar vocês durante a batalha da madrugada.


Equipe
Líder
Monitor
GALOS DO CAMBALACHO
Guilherme Blos
BRAIN DOTADOS
Ana Carolina Pedroso
POWERS
Mariane de Souza Fernandes
JOTA PEGUE
Tatiane Flach
BIG BRAIN
Francesco Ferrari
GREMLINS
Amanda Ribeiro
RITA RUNAWAYS
Paula Zuleger
SOBRINHOS
Giovani Souza
RIDERS ON THE BRAINSTORM
Vivian Porto Ataíde
DE BRÍFE ZOM DETÊIBOL
Leonardo Cichoski Braga
BACK TO HOME
Jéferson Lopes
CURINGA
Jonas Soares
POLLOS HERMANOS
Tháfila Rodrigues Correa
VISIONÁRIOS
Jéssica Borges da Silva
CRAZY IDEAS
Scheila Ferreira
ÁSTER
Alexandra Rohde
MADRUGADORES
Priscila Reichert 
SONS OF A PIT
Pedro Soares de Lima
OLIVETTIS
Taís Osório Teixeira



SALAMALEICO
Eduarda Lazzaretti



NOVO BLOG DO MADRUGADÃO ESTÁ NO AR!

A Agência Experimental de Comunicação da Universidade Feevale dedica-se o ano inteiro para a elaboração do Madrugadão, o maior evento execut...