Lucas Escouto, Marketing e Comunicação da SAP |
Nos dias 7 e 8 de novembro ocorreu o 8º Madrugadão Feevale.
A empresa cliente dessa edição foi a SAP, líder em software empresarial e serviços
relacionados a software. A equipe do Madrugadão entrevistou Lucas Escouto, que
trabalha no Marketing da Comunicação da SAP e foi um dos representantes da
empresa no evento. Escouto falou sobre a equipe campeã do Madrugadão e também
destacou outros projetos da empresa. Confira:
Porque a ideia
apresentada pela Equipe Gremlins, campeã do 8º Madrugadão, foi à escolhida por
você e o Daniel Duarte representantes da SAP na competição?
A principal razão foi
uma coisa que a gente considerou muito importante, que foi conseguir trazer um
conceito legal, trazer uma ideia por trás do trabalho deles e também nos
entregar as formas de executar aquilo. Uma coisa que a gente achou muito
importante foi trazer um conceito legal, uma ideia por trás do trabalho e
também apresentar uma forma de apresentar aquilo. E algumas outras equipes,
tivemos a sensação de que ficaram muito presas a um conceito, mas não nos
mostraram como aplicar esse conceito na prática, enquanto outras nos trouxeram
algumas ideias, mas que não tinham nenhum conceito, uma estrutura sólida por
trás. Essa foi a principal razão, mas levamos em conta outros elementos como a
apresentação. A forma como eles conduziram a apresentação, mas principalmente a
união que eles conseguiram fazer entre uma ideia, um conceito, e a execução.
O que diferenciou a
Equipe Gremlins, das outras três equipes do “Top 4”, que vocês consideraram as
melhores ideias do Madrugadão?
Aí é uma resposta um
pouco mais difícil. Dentre as 20 equipes, tiveram 4 que se destacaram mas
tínhamos que escolher uma. As outras chegaram muito perto e, dentre essas 4,
teve uma que não cabe agora entrar em detalhes, que acertou muito com o que a
gente gostaria de ver na execução, mas faltava um conceito forte por trás.
Quando chegamos neste ponto, infelizmente tivemos que escolher. Foram alguns
detalhes, coisas pequenas, mas que nos levaram a escolher a vencedora. Dentre
essas 4, a Gremlins foi a que teve a melhor apresentação, e foi esses detalhes
pequenos que nos levaram a escolha. No grupo de 4 que falamos, todas estavam
muito perto e poderiam ter vencido.
Qual foi a experiência
para vocês da SAP em participar do 8º Madrugadão como cliente?
Foi muito legal. Esse
foi um projeto que nasceu de um contato meu com a Feevale, eu já participei do
Madrugadão como estudante no passado. Então, nasceu comigo, mas obviamente teve
o envolvimento de muitas outras pessoas aqui de dentro. Todo mundo ficou muito
feliz, muito contente, muito empolgado com a participação naquela noite, porque
é um estilo de evento que foge um pouco da maior parte dos eventos que a gente
se envolve com universidades. Não tem um foco em estudantes de tecnologia, mas
de comunicação como foi o Madrugadão.
A SAP investe em patrocínio
na camisa do clube de futebol alemão Hoffenheim. Existe algum projeto da empresa
de vocês para entrar no esporte do Brasil, através de patrocínios também, para
divulgar a marca?
No caso do Hoffenheim,
dizer que a SAP patrocina é muito pouco. Porque o Hoffenheim é um dos primeiros
trabalhos de parceria que a SAP tem no Mundo do Futebol. O que quer dizer que o
Hoffenheim e a SAP não é apenas uma coisa de exposição de marca. Foi
trabalhado, SAP e Hoffenheim, para desenvolver uma solução para a melhora de
performance dos jogadores, de gestão financeira dos clubes e uma série de
outras coisas. Hoje, o Hoffenheim e a SAP, podemos brincar que é uma coisa só.
O clube é umas entidades do esporte, a gente trabalha com outras áreas do
esporte, mas é uma das entidades do mundo esportivo que a SAP tem a conexão
mais sólida. O Hoffenheim tem um histórico de sucesso muito legal, participavam
do que equivale a “Série C” da Liga da Alemanha, em 10 anos desde que começou o
trabalho desde a gestão do clube até a performance do jogadores, junto com SAP,
o clube tem um desempenho totalmente diferente. Atualmente participam da “Série
A” do Campeonato Alemão e sempre está disputando entre os dez melhores, clube
teve um crescimento muito rápido nesses 10 anos. No Brasil, já está sendo feita
algumas ações, todas em fase inicial. O nosso primeiro contrato na área do
esporte, na América Latina, foi com Grêmio, ainda esse ano. O clube comprou
algumas tecnologias semelhantes, inclusive algumas iguais às utilizadas pela
Seleção de Futebol da Alemanha. E agora estão sendo desenvolvidas plataformas especificas
para as necessidades do Grêmio. Com certeza existe interesse da SAP entrar no
mercado de esporte brasileiro e obter sucesso.
Entrevista: Rafael da Roza
Texto: Ubiratan Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário