7 de nov. de 2015

Workshop de linguagem Audiovisual


A atividade fez parte do 4º Art Show e ocorreu
nos Puffs do Prédio Amarelo
   O 9º Madrugadão Feevale contou com um Workshop de linguagem Audiovisual, apresentado pelo aluno de mestrado de Industrias Criativas da Universidade Leonardo Vieira Peixoto.  
  Leonardo começou a oficina exibindo algumas filmagens que remetem ao período inicial do cinema. Um dos primeiros filmes realizados pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, percursores do cinema no final do século XIX, em 1985, na França, apresentando gravações em preto e branco que demonstravam a vida cotidiana de operários saindo de fábricas de produção em massa na década de 80.
  Em seguida, foram apresentados os primeiros filmes curtos contendo uma narrativa. Filmagens sem diálogo, que continham apenas música de fundo e pequenos segundos de duração.
  Leonardo falou sobre a proximidade entre cinema e teatro, quando este começou a trabalhar com narrativas mais elaboradas. Ressaltou a importância de Georges Méliès, um francês que começou a exibir filmes em 1896, quando ganhou uma "filmadora". Ele foi pioneiro em alguns efeitos especiais. Seu filme "Le Voyage dans la Lune" ("Viagem à Lua") de apenas 14 minutos foi provavelmente o primeiro a tratar sobre o assunto de alienígenas, sendo considerado o primeiro filme de ficção cientifica com uma história bem estruturada.

Leonardo ministrou o workshop
“Eu percebi o gosto por cinema quando estava cursando o ensino médio na escola de aplicação da Feevale e os professores elaboraram um projeto no qual os alunos deviam produzir um filme. Eu gostei muito de estar envolvido com o projeto e então comecei a pensar o quão divertido seria viver daquela profissão. Eu cursei cinema na Universidade Federal de Pelotas, que era uma das mais próximas que oferecia o curso de cinema. Eu estou fazendo mestrado em indústrias criativas aqui na Feevale e minha pesquisa é sobre a linguagem audiovisual e como ela é utilizada atualmente”, ressaltou Leonardo quando questionado sobre o que o levou a cursar cinema.
 No final do Workshop foram mencionados quesitos técnicos relacionados as produções cinematográficas atuais. Detalhando o processo de edição, montagem, movimentos de câmera, enquadramentos, transições e planos sequência. “ Eu fiquei super empolgado quando me convidaram para apresentar esse Workshop aqui na Universidade, já que o tema do 9º Madrugadão é cinema”, acrescentou Leonardo após o término da oficina.


Andrei Souza, acadêmico do 3º semestre de jornalismo na Universidade Feevale. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOVO BLOG DO MADRUGADÃO ESTÁ NO AR!

A Agência Experimental de Comunicação da Universidade Feevale dedica-se o ano inteiro para a elaboração do Madrugadão, o maior evento execut...