2 de out. de 2015

Mídia Experience apresenta uma das juradas

Raquel Reckziegel

O Mídia Experience é uma competição que reúne equipes formadas por acadêmicos de jornalismo e relações públicas, cada grupo pode ter até quatro participantes, com ao menos uma pessoa de cada curso. O objetivo é realizar a cobertura jornalística e assessoria de imprensa das equipes da mesma instituição que participarem do Madrugadão, que acontecerá nos dias 6 e 7 de novembro.

Formada em jornalismo pela Universidade Feevale, Raquel Reckziegel é editora web e de vídeo no Jornal NH e será uma das juradas da competição. Quando era estagiária da Agência Experimental da universidade, ela participou da cobertura jornalística geral da 2° edição do Madrugadão, em 2008, ajudando a organizar as pautas.

Raquel destaca que o “toque humano” pode ser um diferencial ao realizar uma cobertura jornalística, “É fácil cair no ‘piloto automático’ do dia a dia, mesmo em casos de coberturas especiais. Em uma época como a que vivemos, onde o fluxo de informações é rápido e o ‘furo’ é relativo, aprecio muito mais a humanização das pautas, o toque especial do repórter, a sensibilidade ao relatar o fato e contar a história, da melhor maneira possível, seja lá qual for a plataforma”.

Raquel ainda destacou que essa geração de jornalistas e relações públicas está ainda mais acostumada com a rapidez do fluxo de informações, “Eles estão conscientes da importância das redes sociais e do fato de que, hoje, não somos mais detentores da informação, mas, sim, mediadores. No entanto, essa "rapidez" pode ser prejudicial se não for bem compreendida. É importante sempre lembrar de ter paciência e apurar os fatos e dados”.

Na hora da avaliação, a jornalista diz que levará em conta alguns fatores como a criatividade das equipes, português, coesão, agilidade, sensibilidade, habilidades multimídias. A equipe vencedora do Mídia Experience receberá como prêmio um troféu, além da experiência que poderão levar para o currículo e também para a carreira profissional. “Através deste tipo de experiência, podem não somente ter uma ideia do que o mercado de trabalho procura, mas também experimentar. A universidade é um ambiente excelente para isso. Proporciona conhecimento e segurança para que a criatividade seja exercida no dia-a-dia do profissional”, afirmou Raquel.

Solange Neitzke, acadêmica do 5° semestre de jornalismo da Universidade Feevale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOVO BLOG DO MADRUGADÃO ESTÁ NO AR!

A Agência Experimental de Comunicação da Universidade Feevale dedica-se o ano inteiro para a elaboração do Madrugadão, o maior evento execut...